Alimentação e hábitos saudáveis para bebês até os dois anos
Alimentação e hábitos saudáveis para bebês até os dois anos

Alimentação e hábitos saudáveis para bebês até os dois anos

Como deve ser a alimentação das crianças do nascimento até os dois anos de idade? O Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) criou uma cartilha com 10 passos para ajudar as mamães e os papais.

  • Amamentação
  • Não oferecer açúcar
  • Sexto mês de vida, momento para novos alimentos
  • Criança com fome come comida de verdade
  • Estimular o bebê a mastigar
  • Oferecer alimentos saudáveis: grãos, raízes, carnes, frutas e verduras
  • Verduras, legumes e frutas
  • Antes dos dois anos, nada de doces, biscoitos, salgadinhos, café, refrigerantes ou gelatina
  • Lave bem as mãos, os alimentos e os utensílios
  • Bebê ativo é bebê saudável e feliz

Amamentação: A alimentação começa assim que o bebê nasce, com a amamentação. O leite materno é o alimento ideal. Ele tem todas as vitaminas, todas as proteínas, além de que é um alimento que protege a imunidade também. Até os seis meses, é o único alimento perfeito para o bebê. Bebê que mama no peito até o sexto mês cresce, tem mais saúde, adoece menos e desenvolve melhor o cérebro.

Não ofereça açúcar: Açúcar nos dois primeiros anos? Não. Ele é um dos maiores vilões para crianças antes dos dois anos. Nem um pouquinho até os dois anos. Mesmo depois é preciso ter cuidado. E já pode começar a limpar a boquinha do bebê com fralda, pano úmido. Quando os dentinhos começarem a crescer: escova de dente. Pelo menos duas vezes por dia, principalmente à noite quando ele for dormir.

6º mês. Momento para novos alimentos: A partir dos seis meses de vida, é hora de começar com os alimentos. Pela manhã mantenha a mamada. Já pode dar o lanchinho da manhã, como uma fruta. No almoço, dê uma proteína, carboidrato, legumes. À tarde, outro lanchinho. À noite só leite materno. Estimule seu bebê a comer com a colher e com as mãos. O contato com os alimentos ativa e propicia a sensação de autonomia. Às vezes é uma bagunça, mas vale a pena a felicidade dele e ele poder sentir que pode se alimentar. Estimule, mas não insista. Se a criança rejeitar, não estresse, não force.

Antes dos dois anos, não ofereça café, refrigerante, doces, gelatina, salgadinhos e biscoito: A partir dos oito meses o bebê já pode comer praticamente tudo que a família come, desde que não tenha muito sal, gordura, tempero e que seja saudável. Nada de bolachas, salgadinhos e café antes dos dois anos. Isso faz mal e vai competir com os alimentos saudáveis.

Estimule o bebê a mastigar: Como oferecer a comida? Ela não deve ser passada em liquidificador, peneira. Estimule o bebê a mastigar. Mastigação fortalece a musculatura da bochecha, estimula a dentição e a fala. É muito importante que os alimentos sejam apenas amassados com o garfo.

Dê alimentos saudáveis: Ofereça alimentos saudáveis dos três grupos e estimule o consumo de frutas, legumes e verduras. Garantir o consumo de alimentos saudáveis é responsabilidade da família e a hora de comer é hora de comer – nada de tablet, celular, computador, eletrônicos. Quando a criança está comendo, ela tem que ficar no alimento, na textura, aroma, paladar. Isso é muito importante. Também tem a interação com a pessoa que está ajudando a criança a se alimentar. É o momento de conversar, falar sobre o alimento, é importante para o desenvolvimento.

Lave bem as mãos, os alimentos e os utensílios: Isso é fundamental. Previne doenças, diarreia. Você elimina a possibilidade de criar bactérias. Com a introdução de alimentos e a redução de mamadas, é preciso que o bebê tome água. Ofereça água pra criança.

E lembre-se: bebê ativo é bebê saudável e feliz. Atividades ao ar livre são importantes. Também ofereça brinquedos pedagógicos, que ensinam a montar, por exemplo.

Fonte: https://g1.globo.com/bemestar/noticia/2019/01/21/unicef-cria-cartilha-com-10-passos-para-alimentacao-e-habitos-saudaveis-ate-os-2-anos.ghtml