Alimentos que fortalecem o Sistema Imunológico
Alimentos que fortalecem o Sistema Imunológico

Alimentos que fortalecem o Sistema Imunológico

Para você que está preocupado com o inverno que vem chegando ou com as doenças desta estação, vou falar algumas dicas de alimentos que fortalecem o sistema imunológico, para você se prevenir.

A alimentação saudável – com vitaminas, minerais e antioxidantes – fortalece o sistema imunológico, que está permanentemente em contato com vírus e bactérias. Cabe a ele eliminar os patogênicos (que provocam doenças) e permitir apenas a presença dos inofensivos.

 

Para fortalecer o sistema imunológico, alguns alimentos não podem ser esquecidos:

Alimentos ricos em Vitamina C:  Ajudam a combater infecções, a aumentar a resistência do organismo e a absorver o ferro de outros alimentos;

Por exemplo: acerola, frutas cítricas (limão, laranja, lima), kiwi, caju, tomates e vegetais folhosos crus são fontes excelentes.

Abacate: O óleo de abacate natural possui uma alta concentração de beta-sitosterol, um estimulante da imunidade. Ele aumenta a proliferação dos linfócitos. Estas células matam os microorganismos invasores. O abacate também possui nutrientes importantes para a nutrição celular, como magnésio, cálcio, ferro, fósforo, vitamina A e vitamina C;

Alho – Contém a substância ativa alicina, excelente agente antibactericida, além de possuir substâncias que previnem o câncer gástrico e doenças cardiovasculares;

Gengibre: Ativa as células de defesa do organismo. As partes comumente usadas do gengibre são suas raízes, para fazer chá ou temperar as refeições, por exemplo;

Chá de gengibre para resfriado e dor de garganta: Colocar de 2 a 3 cm de raiz de gengibre numa panela com 180 ml de água e deixar ferver por 5 minutos. Coar, deixar esfriar e beber até 3 vezes por dia;

Iogurtes fermentados (probióticos): São bactérias que produzem efeitos benéficos no organismo. São usados como promotores de crescimento, pois possuem microrganismos vivos que recuperam a flora intestinal e fortalecem o sistema imunológico.

Própolis: Contém alto teor de flavonóides, possui ação antiinflamatória, anestésica, antifúngica e cicatrizante. Além disso, auxilia no equilíbrio do aparelho respiratório.

Água: Evita desidratação e ajuda o corpo a reagir em caso de febre. Beber bastante água, sucos e chás quentes (sem adoçar)  é imprescindível também.

 

A alimentação balanceada, rica em frutas e vegetais proporciona ao nosso organismo nutrientes importantes para o bom funcionamento do sistema imunológico. Acredito que as pessoas que seguem uma alimentação deste tipo adquirem defesas próprias contra as mais variadas doenças, tornando-se mais fortes que elas, e isso, com certeza, propicia tempo e qualidade de vida maiores.

 

Keli Lang Schäfer

Nutricionista

Pós-graduada em Nutrição Humana com área de concentração em Nutrição Clínica

CRN 8 3198

 

Atende no Centro Administrativo – Antigo Hospital Filadélfia
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