Ceia de Natal sem culpa!
Ceia de Natal sem culpa!

Ceia de Natal sem culpa!

Esta chegando mais uma ceia de natal, época do ano muito esperada para algumas pessoas até mais do que o presente de natal. Embora sair da dieta seja bem comum na ocasião, vale lembrar que é possível reduzir o impacto calórico desse jantar tão especial.
Para o inicio do jantar vale lembrar que as fibras são sempre ótimas aliadas, já que preenchem um espaço no estômago ajudando assim evitar os excessos. Por isso a importância de caprichar na variedade de saladas.
Entre as carnes de aves é preferível optar pelo peru ao chester e tender, pois o peru tem metade das calorias do tender. Cada 100 gramas de carne de peru sem pele tem cerca de 110 calorias. Já o tender tem 260 calorias. O lombo e os peixes, como bacalhau e salmão, também são boas pedidas desde que sejam acompanhados de legumes e não contenham molhos gordurosos.
Faça muitos sucos de frutas para acompanhar, são mais saudáveis do que bebidas alcoólicas e refrescam mais. Melão, coco, laranja, uva e melancia são ótimas opções e ajudam na decoração por suas cores.
Troque o arroz convencional por arroz integral. Coloque de molho o arroz um dia antes de preferência na geladeira, cozinhe-o com essa água e depois acrescente uma xícara de cenoura, beterraba ou espinafre batido com um copo de água no liquidificador, além de muito saboroso o arroz assim é muito mais nutritivo.
Alimentos como castanhas, amêndoas e nozes também são a cara do Natal e não costumam faltar nas ceias. Eles são saudáveis, fazem bem à saúde, mas se consumidos em excesso podem engordar. Eles possuem minerais antioxidantes que combatem aos radicais livres prevenindo o envelhecimento. A amêndoa, por exemplo, é fonte de proteína, fibras e ferro, a castanha-do-pará fornece selênio, mineral antioxidante e contêm ômega 3 que auxilia na diminuição do LDL (colesterol ruim) e aumento do HDL (colesterol bom) e a castanha de caju possui proteínas, é rica em aminoácidos e também aumenta os níveis de HDL.
Como sugestão podem ser ingeridos como aperitivos ou picados e acrescentados aos pratos como saladas, farofa ou até na salada de frutas.
O que você costuma fazer em sua ceia? Quais alimentos saudáveis costuma servir na mesa? Utilize as dicas e faça a sua ceia de natal mais nutritiva e saborosa!

 

Mônica R. Pohlenz Stolarski é nutricionista, Coach de saúde e emagrecimento e Pós-graduada em Nutrição Clinica com área de concentração em Alimentação Institucional – CRN 8 6467
Atende no antigo Filadélfia
Rua Mato Grosso, 640 – Centro
Marechal Cândido Rondon-PR
Fone: (45) 3284-7100.

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