Como a alimentação e bons hábitos podem influenciar o sono
Como a alimentação e bons hábitos podem influenciar o sono

Como a alimentação e bons hábitos podem influenciar o sono

Uma em cada três pessoas sofre de insônia ou já sofreu em algum momento da vida e a maioria tem problemas menores para dormir de vez em quando.

A dificuldade para adormecer ou manter o sono (ou ambas), se deve a vários fatores que incluem stress, preocupações, alimentos ingeridos….

Você então às vezes se pergunta. É verdade que comer pesado antes de dormir, dá pesadelos? Porque alguns alimentos te dão sono e outros te despertam? O leite morno ajuda a dormir?
O que devemos consumir pra dormir bem é o triptofano, um aminoácido que é percursor da serotonina e da melatonina, os químicos indutores do sono no cérebro. Para que o triptofano tenha efeito é preciso cruzar a barreira de sangue no cérebro e para conseguir isto ele precisa competir com outros aminoácidos.
Relacionado a isto, alguns estudos sugerem que, combinar alimentos ricos em triptofano com carboidratos, dá uma vantagem à este aminoácido, pois são os carboidratos que estimulam a liberação de insulina, abrindo espaço para o triptofano chegar ao cérebro mais facilmente.
Este aminoácido está presente em quase todos os alimentos proteicos e em quantidades maiores no iogurte, leite, aveia, banana e ovo.

Seguem abaixo dicas para ter um bom sono:

Leite morno: Em relação ao leite, esta bebida, contém melatonina, hormônio que ajuda a criar o desejo de permanecer dormindo, mas ainda não foi confirmado que tenha impacto significativo de melatonina do corpo.
A bebida também contém triptofano e se associado a algum cereal, esta mistura terá os benefícios indutores do sono mais rapidamente.

Ajuste seu relógio interno: Pesquisas recentes mostram que o momento do dia em que você come pode afetar o seu sono. Regule seu relógio interno, ou seja, tenha horários definidos para alimentar-se, isto ajudará seu organismo entender quando é hora de desacelerar.

Açúcar: Estudos indicam que uma dieta rica em açúcar não é boa para dormir.
Há poucos estudos sobre os efeitos do açúcar na qualidade do sono, mas, se você consome muitos alimentos ou bebidas açucaradas antes de dormir, provavelmente experimentará uma entrada de energia que não é ideal para esse momento.

Café: A cafeína pode interferir no processo de dormir ou evitar que durmamos profundamente. Todos nós temos níveis diferentes de tolerância à cafeína, mas se você está sentindo dificuldade para dormir, evite tomar café à noite e talvez até de tarde.
Pesquisas recentes indicam que o café também pode ter impacto no sono ao desacelerar seu relógio biológico.
Um estudo mostrou que tomar um expresso duplo três horas antes de deitar atrasa a produção de melatonina em cerca de 40 minutos.

E finalmente, uma curiosidade: banhos quentes podem ajudar a dormir, pois a temperatura de seu corpo cai rapidamente depois deles.
Siga as dicas e sinta a diferença de uma noite bem dormida.
Keli Lang Schäfer é nutricionista e pós-graduada em Nutrição Humana com área de concentração em nutrição clínica – CRN 8 3198
Atende no antigo Filadélfia
Rua Mato Grosso, 640 – Centro
Marechal Cândido Rondon-PR
Fone: (45) 3284-7100

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *