Crianças acima do peso: qual o papel dos pais?
Crianças acima do peso: qual o papel dos pais?

Crianças acima do peso: qual o papel dos pais?

O melhor caminho para vencer a obesidade continua sendo a combinação de uma dieta saudável, uma rotina de exercícios e o apoio total dos pais.

Se você está nessa situação em casa, preste atenção nessas dicas:

 

  • Evite comprar guloseimas

Quando for ao mercado, opte por opções saudáveis. Em casa, sempre deixe frutas prontas para o consumo a vista e ao alcance das crianças para que não tenham a chance de ver e escolher as guloseimas cheias de corantes, gorduras e açúcares.

 

  • Cuidado com as telas

As diretrizes recomendam também que TV’s, computadores, vídeo games e aparelhos eletrônicos sejam mantidos fora do quarto das crianças e do ambiente em que a família faz as refeições, para evitar grandes períodos de entretenimento sedentário.

O tempo máximo que crianças maiores de 3 anos devem passar em frente a uma tela por dia é duas horas. Estudos já comprovaram que, quando você se alimenta assistindo TV ou prestando atenção em uma tela, acaba se distraindo e comendo mais, o que contribui para o ganho de peso

 

  • Seja o exemplo

Outra recomendação é que os pais sirvam de exemplo de boa alimentação e prática de exercícios para a criança, mesmo que também estejam passando por problemas com o excesso de peso. “O apoio dos pais é essencial para que o filho não só perca peso, mas consiga manter uma rotina saudável ao longo prazo”. Em muitos casos, quando o pai também resolve fazer uma atividade física com o filho, como academia, os resultados para a criança são vistos de forma bem mais rápida.

 

  • Incentive a criança

Apesar do apoio dos pais ser o estímulo mais importante no combate a obesidade, outra maneira interessante de manter a criança focada em atingir sua meta é encorajando-a a fazer um diário de sua rotina de atividades e refeições. Os pais e aqueles que cuidam da criança podem conversar com ela para combinar objetivos semanais e definir recompensas que não envolvam comida, como passeios no parque, jogos em família, andar de bicicleta. “Qualquer atitude positiva para incentivar a criança é válida. Mas a eficiência do diário varia muito de criança para criança, observe a sua.

 

  • Bebidas saudáveis e sono na medida certa

As diretrizes também recomendam que os pais incentivem os filhos a tomarem água, leite e pequenas quantidades de sucos 100% naturais, no lugar de bebidas com muito açúcar como sucos artificiais, hipotônicos e refrigerantes. Além disso, é importante ter certeza de que os pequenos estejam dormindo o suficiente, pois estudos recentes sugeriram uma ligação entre poucas horas de sono e obesidade em crianças, apesar de isso ainda não ser consenso entre a comunidade científica.

 

Keli Lang Schäfer

Nutricionista

Pós-graduada em Nutrição Humana com área de concentração em Nutrição Clínica

CRN 8 3198

 

Atende no Centro Administrativo – Antigo Hospital Filadélfia
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