Dicas para o inverno
Dicas para o inverno

Dicas para o inverno

Tratamento natural

É necessário tomar algumas medidas para aumentar as defesas do organismo e evitar a transmissão da doença a outras pessoas durante o inverno. Entre os principais cuidados estão o repouso e a alimentação. A escolha dos alimentos de consumo diário também faz parte das estratégias de quem quer aumentar as defesas imunitárias, protegendo-se da gripe. Os alimentos saudáveis podem fortalecer o sistema imunológico pois fornecem as calorias necessárias para a produção das células de defesa do organismo. Essas são requisitadas para alimentar com vitaminas e minerais as demais células de todo organismo, mantendo-as saudáveis. Os alimentos considerados funcionais possuem ainda maior capacidade de fortalecer o sistema imunitário. Uma atitude necessária e importante é manter o organismo livre de toxinas, pois isso fortalece as defesas do corpo.

 

Dicas:

Consuma alho:  Este é um ótimo recurso natural na prevenção de infecções. Nem todos o apreciam devido ao seu cheiro forte, mas o alho faz muito bem à saúde. Inimigo de fungos e bactérias, ele atua como fungicida, bactericida e antiviral natural. Isso se deve a alicina, um de seus princípios ativos;

Experimente Laranja: Essa fruta é bastante conhecida por seu alto nível de vitamina C. No entanto, poucos sabem que essa fruta tão simples tem açúcares que, em quantidades moderadas, são toleráveis aos diabéticos. Também possui minerais como o ferro, fósforo, magnésio, vitaminas B1, B2, ácido fólico e fibras;

Insira agrião na alimentação: Aumenta a resistência aos vírus da gripe. Ele é rico em vitamina C e contém quantidades significativas do mineral ferro e cálcio, reforçando assim o sistema imunológico;

Beba água pura: Aumente o consumo de água durante o período de enfermidade;

Beba sucos de frutas naturais: Os sucos naturais são ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes que reforçam a energia para o corpo. Lembre-se de consumir os sucos adicionados das fibras das frutas que usar.

 

Os chás também são benéficos para a nossa saúde. Segue uma sugestão de chá contra os sintomas da gripe:

CHÁ DE LIMÃO E LARANJA

Ingredientes:

1 limão galego;

2 laranjas médias;

2 colheres de sopa de mel;

300ml de água;

Modo de preparo: Descasque o limão e as laranjas e coloque as cascas para ferver por 15 minutos com a água. Retire o suco das frutas e adicione-o ao conteúdo que você ferveu. A mistura deve-se ferver novamente por 10 minutos. Após coar, se achar necessário, adicionar o mel e está pronto para beber.

Benefício: O chá é eficaz devido à grande quantidade de vitamina C presente nas frutas, também ajuda a fortalecer o sistema imunológico, deixando o organismo mais protegido contra todas as doenças.

 

Keli Lang Schäfer

Nutricionista

Pós-graduada em Nutrição Humana com área de concentração em Nutrição Clínica

CRN 8 3198

 

Atende no Centro Administrativo – Antigo Hospital Filadélfia
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