Emagrecer ou emagre‘s’er?
Emagrecer ou emagre‘s’er?

Emagrecer ou emagre‘s’er?

Por Fátima Tonezer*

 

Assistimos uma crescente escalada da obesidade no Brasil e no mundo. Falar da obesidade não é tarefa fácil, tampouco simples. Obesidade é uma doença multifatorial, que envolve fatores endógenos e exógenos.

Os fatores endógenos correspondem a 5% dos casos, e estão relacionados às características genéticas herdadas; já os exógenos, os 95% restantes, estão relacionados a fatores como nível de atividade física (ou sedentarismo), rotina alimentar, exposição ao estresse, problemas emocionais e comportamentais.

A obesidade é uma doença crônica de difícil tratamento e necessita de programas de tratamento de longo prazo.

E é sobre isso que quero falar hoje. Nosso contexto atual é de imediatismo em todos os níveis. Por isso quando alguém resolve emagrecer, quer resultados imediatos, de preferência para ontem.

Existem muitas opções de dietas miraculosas a pílulas mágicas disponíveis no mercado, que prometem secar as gorduras, mas que no final só contribuem para o efeito sanfona (engorda/emagrece) e aumenta a frustração e descrença na capacidade de alcançar o corpo tão desejado.

Costumo dizer que o emagrecimento é resultado de um tripé bem equilibrado: alimentação saudável + atividade física regular + controle emocional.

Geralmente quando querem emagrecer, as pessoas atropelam a parte emocional, gerando mais ansiedade e angústia.

O que está na raiz do sobrepeso, qual é a emoção ou emoções que dispararam os quilos a mais? Temos o hábito de fazer as mesmas coisas, esperando resultados diferentes.

Mas quem se propõe a fazer uma jornada de emagrecimento – isto mesmo, emagrecer é como iniciar uma viagem, com roteiro e destino certos para chegar – buscando uma verdadeira reeducação afetiva, cognitiva e comportamental, vive uma verdadeira transformação interna até chegar ao peso desejado.

Emagrecer é crescer, amadurecer, livrar-se de pesos e amarras emocionais. É aprender a lidar com a ansiedade, com o medo e as frustrações. Já o um emagre‘s’er é um caminho definitivo. E nesse caminho a pressa é inimiga da perfeição. Lembre-se: “Não tenha pressa, mas não perca tempo”.

 

* Fátima Tonezer é Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta Cognitivo Comportamental. E Coaching em Emagrecimento Definitivo em formação.

Atende pelo Sempre Vida na Clínica Pediá

Fone: (45) 3254-1242

Rua Cabral, 920 – Sala 05 – na Uniclínicas

Marechal Cândido Rondon-PR

5 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *