Orientações para melhor controle do colesterol
Orientações para melhor controle do colesterol

Orientações para melhor controle do colesterol

As fibras e antioxidantes são cruciais para manter as artérias saudáveis. O aumento da ingestão de fibra dietética está associado a uma prevalência significativamente menor de doença cardiovascular e concentrações mais baixas de colesterol LDL.

Os melhores alimentos que você pode incluir na sua alimentação para ajudar a reduzir o colesterol são:

1. Vegetais (Especialmente Verdes): Com toda certeza os vegetais são poderosos anti-inflamatórios e antioxidantes alimentares. Eles combatem os danos dos radicais livre, retardam o processo do envelhecimento e mantêm as artérias flexíveis e saudáveis.

2. Azeite: O azeite é também um poderoso anti-inflamatório, repleto de ácidos graxos monoinsaturados saudáveis para o coração, e que ajuda a diminuir o colesterol LDL. Use o azeite extra virgem para fazer molhos de salada caseiros, adicione às carnes e legumes.

3. Nozes: Nozes de todos os tipos são uma boa fonte de gorduras poli-insaturadas e monoinsaturadas saudáveis. Elas também fornecem uma quantidade significativa de fibras. As amêndoas fornecem flavonoides antioxidantes, compostos à base de plantas que melhoram a saúde das artérias e reduzem a inflamação.

4. Abacates: Os abacates são uma das melhores fontes de gordura monoinsaturada saudável para o coração, o tipo que pode ajudar a aumentar o colesterol HDL e reduzir o LDL.

5. Salmão: O salmão é uma das melhores fontes de gorduras ômega-3 anti-inflamatórias, que está ligada a taxas mais baixas de doenças cardíacas, distúrbios cognitivos, depressão e muitas outras condições.

 

Keli Lang Schäfer

Nutricionista

Pós-graduada em Nutrição Humana com área de concentração em Nutrição Clínica

CRN 8 3198

 

Atende no Centro Administrativo – Antigo Hospital Filadélfia
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