Refrigerantes podem causar puberdade precoce além de muitos outros malefícios!
Refrigerantes podem causar puberdade precoce além de muitos outros malefícios!

Refrigerantes podem causar puberdade precoce além de muitos outros malefícios!

Vejo no consultório muitos pacientes que possuem um alto consumo de refrigerante na rotina. Muitos relatam que consomem refrigerante mais de 5x por semana e mais de 200ml por dia!! ASSUSTADOR!!
Por isso, venho lhes informar sobre um estudo fresquinho realizado nos EUA: pesquisadores da Escola de Saúde Pública de Harvard publicaram na revista Human Reproduction um artigo onde concluem que meninas que tomam muitas bebidas açucaradas começam a menstruar mais cedo do que as outras meninas.
A equipe concluiu que o consumo de refrigerantes está de alguma forma ligada ao inicio da puberdade, embora os mecanismos de atuação ainda não estejam bem definidos. A puberdade precoce pode ser psicologicamente traumática para as meninas se elas estiverem se desenvolvendo mais rapidamente do que suas colegas. Há também alguns indícios preliminares associando a puberdade precoce ao câncer de mama. Enfatizo que no estudo não se aplicou o mesmo resultado ao suco de frutas, que contem somente o açúcar da fruta (frutose), mantendo-se valido apenas para bebidas adoçadas com sacarose.
Além disso, sabemos que o alto consumo de refrigerantes, até mesmo os diet, pode aumentar o risco genético para obesidade, hipertensão, diabetes e risco cardiovascular.
Estudos indicam que consumir mais de uma latinha por semana já aumenta o risco de diabetes e hipertensão de 25% a 30% em adultos. Por conta da alta presença de fósforo na bebida, o organismo deixa de absorver o cálcio, o que pode causar osteoporose nas mulheres e má formação dentária e óssea nas crianças.
Ainda, foi realizado um teste com 24 marcas de refrigerantes onde, segundo a Associação de Defesa do Consumidor — Proteste, se detectou a presença de benzeno que é uma substância cancerígena.
Por isso, eu como nutricionista me sinto no dever de alertar todos os meus leitores sobre o consumo dessa bebida. E faço essa pergunta para você: Será que seu corpo merece receber como fonte alimentar esse tipo de bebida que não traz nenhum benefício?

Mônica R. Pohlenz Stolarski é Nutricionista – CRN8 6467
Pós graduada em Nutrição Clínica e alimentação institucional e Coach de saúde e emagrecimento
Atende no antigo Filadélfia
Rua Mato Grosso, 640 – Centro
Marechal Cândido Rondon-PR
Fone: (45) 3284-7100

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *