A ciência do cuidar
A ciência do cuidar

A ciência do cuidar

Em 1858 Florence Nightingale escreveu o objetivo da Enfermagem como sendo o de “colocar o paciente na melhor condição para que a natureza atue sobre ele”. A definição da Enfermagem evoluiu com o passar do tempo. De acordo com a American Nurses Assiciation (ANA), 2005, a definição da Enfermagem é “o diagnóstico e o tratamento das respostas humanas à saúde e doença”.

O desenvolvimento da Enfermagem ao longo dos anos nos mostra uma trajetória de lutas por espaço e reconhecimento profissional. Como arte, a Enfermagem consiste no cuidar de seres humanos sadios e doentes, cujas ações têm por base princípios científicos e administrativos. Como ciência, a Enfermagem fundamenta-se no estudo e na compreensão das leis da vida.

Mas afinal, o que é a Enfermagem? Enfermagem é manter a vida diminuindo o sofrimento dos outros; são os momentos em que vemos idosos vivendo em condições deploráveis e mesmo assim dar-lhes esperança; são as várias horas passadas dialogando com os doentes, para tentar perceber os seus problemas, e tentar ajudar; é todo esforço empreendido com os familiares que mesmo assim, rejeitam o idoso em fase terminal; é sorrir quando temos nos braços o bebê acabado de nascer; é aceitar um grande abraço daquele doente de quem todos fogem; é cuidar, ajudar e estar atento a tudo.

Temos a responsabilidade de desenvolver nossos papéis de acordo com o que é definido e de aderir à legislação de prática de Enfermagem, bem como aderir ao Código de ética. Devemos compreender as necessidades dos consumidores de cuidados de saúde, identificando-as de maneira imediata empreendendo medidas para abordá-las.

“A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como tal, é necessária uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto à obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes”. (Florence Nightingale)

KAREN LUANA KIL FAZIONI – COREN: 601588

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *