Alimentos juninos trazem benefícios à saúde
Alimentos juninos trazem benefícios à saúde

Alimentos juninos trazem benefícios à saúde

Os meses de junho e julho estão entre os meses mais frios e, com as baixas temperaturas, aumenta a vontade de comer guloseimas. Entre as preferidas da estação estão à pipoca e o pinhão, que podem ser alternativas saudáveis dentre as comidas típicas de inverno.
Apesar de as festas Juninas serem associadas a quitutes calóricos e gordurosos, muitos dos ingredientes tipicamente servidos nos festejos são, na verdade, benéficos à saúde. Quando ingeridos moderadamente e com o preparo adequado, eles podem ser aliados do corpo.
O principal problema está no modo como as comidas são preparadas e na quantidade ingerida.
A melhor forma de aproveitar estes benefícios sem extrapolar nas calorias e gorduras é experimentar de tudo, porém em pouca quantidade. “Você não precisa comer todos os quitutes em um só dia de Festa Junina. O resultado do exagero será o ganho de peso, aumento da glicemia, possível aumento da pressão arterial e todos os outros malefícios relacionados à alimentação não saudável”, alerta.
Veja quais são os alimentos mais saudáveis oferecidos nas Festas Juninas e aposte neles, tomando cuidado para não exagerar:

Amendoim
É uma ótima fonte de vitamina C, potássio, magnésio, ferro e fibras, que contribuem para o bom funcionamento do intestino.

Milho
Apresenta todos os benefícios presentes no amendoim e ainda é fonte de vitamina A, folato e tiamina, que são importantes para o desenvolvimento celular e bom funcionamento do sistema nervoso, músculos e coração.
As fibras contidas na pipoca tendem a melhorar o funcionamento intestinal tanto na regularidade quanto na consistência, e na formação do bolo fecal, beneficiando também a saciedade. “Lembrando sempre da importância do consumo associado de quantidade adequada de líquidos”.
A outra vantagem do milho em relação aos outros cereais é que, durante a industrialização, ele não perde a casca, onde está grande parte das fibras e dos nutrientes. “Esse cereal também contém zeaxantina e luteína, duas substâncias antioxidantes que contribuem com a saúde dos olhos, prevenindo catarata e degeneração macular, e também diminuem o risco de desenvolvimento de certos tumores”.

Pinhão
É rico em amido, contêm vitaminas do complexo B e vitamina C, cálcio, fósforo, fibras e proteínas.
Embora o pinhão contenha, a cada 100 gramas, cerca de 195 quilocalorias, ou seja, cada unidade possui 20 quilocalorias, se apreciado com moderação pode ser um grande aliado para a saúde das pessoas. “Por isso, o ideal é não consumir mais que sete pinhões ao dia”, destaca a nutricionista. O alimento possui alguns nutrientes, como as gorduras mono e poli-insaturadas, que auxiliam na ação anti-inflamatória, elas protegem os neurônios, as artérias e o coração.

Vinho
Protege o coração das doenças cardiovasculares, graças à presença de flavonoides e resveratrol. É também um alimento antioxidante, que combate os radicais livres e aumenta as taxas do bom colesterol no sangue.

* Keli Lang Schäfer é nutricionista e pós-graduada em Nutrição Humana com área de concentração em nutrição clínica – CRN 8 3198

Atende no antigo Filadélfia
Rua Mato Grosso, 640 – Centro
Marechal Cândido Rondon-PR
Fone: (45) 3284-7100

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