Ejaculação Precoce
Ejaculação Precoce

Ejaculação Precoce

A ejaculação precoce é definida, geralmente, como a ejaculação que acontece antes que a parceira tenha chegado ao orgasmo e não é uma queixa incomum nos consultórios de urologia. Esta definição é um pouco vaga, pois há mulheres que atingem o orgasmo mais precocemente que outras, portanto quando estou frente a um caso desses, meu foco é o casal. Afinal, o que interessa é se está havendo insatisfação de um ou ambos.

Suponho que haja muito mais casos do que a literatura descreve devido ao fato de muitos pacientes não buscarem ajuda por medo, vergonha ou constrangimento.

Há casos em que a ejaculação ocorre antes mesmo da penetração, mas a maioria ocorre logo depois desta.

Raramente as causas são físicas. Ou seja, a origem do problema está associada ao estado psicológico do paciente. Muitos motivos podem levar o homem a sofrer deste distúrbio. Desde uma simples falta de autocontrole, muito comum no início da vida sexual, passando por quadros de angústia, depressão, estresse, crise conjugal, dificuldades financeiras, medo de não estar agradando uma nova parceira, etc…

O tratamento ideal consiste em uma reeducação para atingir um autocontrole associado a algumas dicas. Geralmente algumas consultas são suficientes para uma boa conversa com o urologista e, consequentemente, um bom resultado. Muitos casos necessitam de um acompanhamento com psicólogo (terapia sexual) e outros obtém bom resultado necessitando do uso de antidepressivos. Este último é usado devido ao efeito colateral de retardar a ejaculação. Eu, particularmente, só o prescrevo quando não obtenho bom resultado com todos os métodos possíveis.

O acompanhamento destes casos requer uma boa dose de paciência, pois sendo um caso de origem psicológica, os resultados são obtidos de forma gradativa. O ponto chave do tratamento é a quebra do círculo vicioso e a recuperação da segurança e autoestima do paciente.

Em caso de dúvidas, procure o seu urologista.

 

Dr. Alexandre Claro Haber

Especialista em Urologista – CRM-PR 31114

Ele atende pelo Sempre Vida na Clínica Reabilitar

Fone: (45) 3254-1316

E-mail: alexandreclarohaber@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *