Os benefícios para quem consome UVA
Os benefícios para quem consome UVA

Os benefícios para quem consome UVA

Historicamente, há indicações de que a origem da uva tenha sido no Egito, nas redondezas do rio Nilo. Mas existem também alguns comentários sobre o vinho em passagens bíblicas onde Noé trazia em sua arca sementes de uva e que havia plantando-as assim que chegou em terra firme.

Fato é que a ela traz uma série de benefícios, sendo uma fruta admirável para quem não abre mão de uma alimentação saudável e equilibrada.

É considerada altamente energética, por ser fonte de carboidratos. Também contém vitamina C, vitaminas do complexo B e sais minerais como ferro, cálcio e potássio. As de cor escura possuem ação antioxidante, ou seja, combatem os radicais livres e também são anticancerígenas. A casca da uva rosada possui uma substância cardioprotetora chamada resveratrol, que ajuda no controle do colesterol, na diminuição da formação de coágulos sanguíneos e na prevenção da trombose.

A fruta também melhora o funcionamento do fígado e dos rins, auxilia o estômago a se recuperar mais facilmente de úlceras e da gastrite, além de eliminar ácido úrico do sangue.

Previnem o câncer de cólon, próstata e o Alzheimer: todos estes benefícios estão relacionados às substâncias que conhecemos como Resveratrol e Catequinas, que são potentes antioxidantes em nosso corpo. Segundo muitos estudos, por conta destas substâncias que o consumo da uva potencializa o poder do corpo humano em prevenir certas doenças.

São ricas em minerais: principalmente o ferro e o potássio. Graças a isso, podem ajudar na reconstituição de muitos dos tecidos de nosso organismo, melhorando o funcionamento do coração, estimulando a produção de células vermelhas, que ajudam na circulação de oxigênio no corpo.

Por este motivo, o suco de uva é considerado um alimento funcional, pois estudos científicos demonstram suas propriedades nutricionais no controle de doenças cardiovasculares.

Depois de ler todos esses benefícios, você ainda não comeu uva hoje? Então corre lá, que ainda dá tempo de nutrir seu corpo com esse combustível cheio de nutrientes bons!

 

Mônica R. Pohlenz Stolarski é Nutricionista – CRN8 6467
Especialista em Nutrição Clínica e alimentação institucional. 

Atende no antigo Filadélfia
Rua Mato Grosso, 640 – Centro
Marechal Cândido Rondon-PR
Fone: (45) 3284-7100

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *