Quentão
Quentão

Quentão

Por Keli Lang Schäfer e Mônica R. Pohlenz Stolarski *


Quentão
, também conhecido como vinho quente consiste em uma bebida aquecida de vinho acrescida com algumas especiarias. Servida bem quente é uma ótima opção para ser relacionada com noites e tardes frias de inverno e com as festas juninas rolando por aí, nada mais normal do que tomar quentão para entrar o clima e para espantar o frio. Muitas pessoas não sabem que esta composição contém diversos benefícios a saúde, porém, deve ser consumida com moderação.

Gengibre: o gengibre é uma raiz muito utilizada para aliviar náuseas, calafrios é um excelente alimento funcional, pois possui ação anti-inflamatória, cicatrizante e ótimo para a digestão e congestão de resfriados. Seu sabor picante é um dos atrativos de seu consumo.

Canela: ajuda a controlar a diabetes porque melhora a utilização do açúcar; melhora transtornos digestivos como gases, problemas espasmódicos e para tratar a diarreia devido ao seu efeito antibacteriano, antiespasmódico e anti-inflamatório; combate as infeções das vias respiratórias, pois tem um efeito secante nas mucosas e é um expectorante natural, diminui a fadiga e melhora o estado de ânimo porque aumenta a resistência ao stress, ajuda a combater o colesterol pela presença de antioxidantes.

Cravo da Índia: possui ação analgésica e antisséptica, ajuda a amenizar dores de cabeça, cólicas menstruais, febre, dores de dente e inflamações da garganta. Além disso, age como antioxidante, antisséptico bucal combatendo o mau hálito e ajuda quem sofre com o hipotireoidismo, pois contribui com o bom funcionamento da tireóide.

Casca da laranja e limão: é rica em flavonoides e fito nutrientes, ajuda no tratamento de doenças nas vias respiratórias como a asma e a tosse. O óleo da casca da laranja também é bem importante por conter propriedades que agem como anti-inflamatório e antimicrobiano.

Mas fiquem atentos, pois no seu preparo ainda é acrescido o ingrediente açúcar que o deixa bastante calórico, em média 150 ml do quentão tem em torno de 441 calorias.

(Foto: Reprodução)

 

* Keli Lang Schäfer é nutricionista e pós-graduada em Nutrição Humana com área de concentração em nutrição clínica – CRN 8 3198

* Mônica R. Pohlenz Stolarski é nutricionista pós-graduada em nutrição clínica com ênfase em alimentação Institucional – CRN8 6467

 

Elas atendem no Sempre Vida Consultórios

Rua 12 de outubro, 866 – centro

Marechal Cândido Rondon-PR

Fone: 45 2031-0074

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *